A arte abstrata surgiu na Europa, entre os anos de 1910 e 1920. É um movimento que busca representar um conceito e a sua principal definição é a expressão de emoções internas. A arte abstrata é uma obra confusa e difícil de entender, dando espaço para o espectador ter várias interpretações da obra muito além dos pensamentos do artista. Na época era uma arte muito polêmica, pois o abstracionismo quebrou as regras e saiu da arte realista, dando liberdade para uma criação única. Os principais artistas desse movimento foram: Paul Klee, Wassily Kandinsky, Piet Mondrian e Victor Vasarely.
Esse movimento possui duas etapas: a lírica e a geométrica. O abstracionismo lírico utiliza formas e cores vibrantes, e está bastante ligada a música, onde a expressividade do som se transformava em linguagem artística.
O abstracionismo geométrico, como já diz o nome, utiliza as formas geométricas, é uma arte mais dura, pois o artista abandonou a transmissão de pensamentos para a tela.
Uma característica da arte abstrata é a representação de objetos que não estejam ligados à nossa realidade, com foco na composição de cores, formas e linhas. A explosão de cores e pinceladas fortes e marcantes são os aspectos principais dessa arte. Os quadros da arte abstrata são altamente decorativos e causam um grande impacto, por ser uma arte complexa. Por ser uma obra despojada, ela combina em decorações de vários estilos, mas é bom lembrar que os componentes da obra precisam estar equilibrados com a escolha dos móveis.
A beleza da decoração com quadros abstratos se dá pela curiosidade que é despertada no espectador, pois é uma obra bastante complexa, sendo necessário uma atenção maior, dando liberdade para diversas interpretações diferentes uma da outra.
Além disso, suas cores vibrantes dão um ar mais alegre para o ambiente, podendo ser utilizado tanto em decorações modernas como em decorações tradicionais.
Agora que você já sabe sobre Arte Abstrata, segue as nossas dicas e a sua casa terá um ambiente mais elegante e com identidade.